domingo, 13 de fevereiro de 2011

Jantar Nordestino


Lembrando que os convites são limitados(100) garanta já o seu!!!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

...Olha o Sorteve!!!


Sabado 12/02, logo apos o culto de jovens(21:00), Primeira "sorvetada" da JUC messejana 2
Valor: 2,00 (a unidade)
Assemb. de Deus CANAÃ Messejana 2
Rua: Pe Pedro de Alencar, 1364, em frente a Antiga regional 6


domingo, 6 de fevereiro de 2011

"Gente que fez" - Timóteo: o jovem, servo fiel

Série “Gente que fez”

personagens do Novo Testamento


Timóteo: um jovem, servo fiel


Texto Base: 2Timóteo 2: 1-4Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, através de muitas testemunhas ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. Sofre, pois, comigo, as aflições como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se embaraça com negocio desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra.


INTRODUÇÃO


Quando nos propomos a estudar a vida de homens de Deus, o objetivo deve ir além do mero conhecimento biográfico e conhecimento subjetivo. Devemos procurar saber o que Deus, através dessa personalidade bíblica, quer nos ensinar. Durante toda esta série veremos casais, homens, mulheres e jovens que nos deixaram um legado de fé, de conduta e de uma vida cristã digna. Em relação a Timóteo, com certeza, não poderia ser diferente, pois era um jovem que dentro de suas limitações soube ser servo e fiel no proposito divino.

Vivemos e convivemos com uma série de desafios, lutas internas e externas, conflitos, busca de razões etc. No entanto, o que se pretende na vida cristã não é ser o maior ou viver à busca do ser, mas, simplesmente ser servo e fiel. Ao estudarmos a trajetória de Timóteo veremos que ele se limitou a esta verdade, reconhecendo que o princípio de superioridade ensinado por Jesus é a humildade: nada mais basta ao cristão se não resolver ser um servo e nesta condição, ser fiel.


I- Seu nascimento


(Atos 16:1)Chegou a Derbe e Listra. Estava ali certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego.”


Não dispomos de informações precisas sobre as circunstâncias do nascimento de Timóteo. Só sabemos que sua mãe era judia e seu pai era grego, por isso ele não foi circuncidado como bebê. Possivelmente enfrentava rejeição de parte dos judeus. Não era partidário do judaísmo, pois se fosse não precisaria ter sido circuncidado por orientação de Paulo (Atos 16:3Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares, por que todos sabiam que seu pai era grego.”). Sua mãe, Eunice, e sua avó, Lóide, ensinaram a Timóteo nas Sagradas Escrituras do Velho Testamento (2timóteo 1:5; 3:15)


II- Sua Conversão


(2 Timóteo 1:3-5 “Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço menção de ti nas minha orações noite e dia. Lembrando-me das tuas lágrimas, desejo muito ver-te, para me encher de gozo; trazendo a memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.”)


É provável que Timóteo tenha se convertido em consequência da Primeira Viagem Missionária de Paulo(Atos 14: 8-21). Quando ainda era adolescente, Paulo o chamou “amado filho Timóteo”(2 Timóteo 1:2) e “verdadeiro filho na fé”(1 Timóteo 1:2). Em 2Timóteo 1:5 notamos que Paulo reconheceu que a fé que Timóteo tinha era a mesma que existia em sua mãe e em sua avó. Isto não quer dizer que neste caso a fé seja hereditaria; era a respeito da qualidade da fé e onde esta estava depositada. Por Atos 16:2 observamos que as igrejas em Listra e Icônio davam bom testemunho da sua fé.


III- Seu Ministério


(2 Timóteo 1:9 - “... que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempo eterno,”.)-(1 Timóteo 1:3-5 “Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem outra doutrina, nem se ocupassem com fabulas ou com genealogias intermináveis, que antes produzem controvérsias do que o serviço de Deus, na fé. Ora, o intuito deste mandamento é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, de uma fé não fingida.”.)


Paulo levou Timóteo em sua companhia por ocasião da sua Segunda Viagem Missionária (Atos 16:3) junto com Silas, quando ainda era bem jovem. Parece que Silas substituiu Barnabé e Timóteo substituiu João Marcos.

Paulo, ao escrever para várias igrejas, faz menção de Timóteo. Pelas cartas, vemos como Timóteo acompanhava a Paulo e o valor que Paulo lhe atribuiu. Na saudação final da carta aos Romanos chamou Timóteo de “meu cooperador” (Rm 16:21). Nas cartas as igrejas de Corinto e Colossos e ao irmão Filemom, Paulo chamou Timóteo de “irmão”. Em Filipenses, Paulo chamou Timóteo de “servo”. Timóteo, filho na fé de Paulo, tornou-se irmão querido e cooperador no ministério de Paulo, e como Paulo era “servo do Senhor”. Timóteo foi enviado a Tessalônica para encorajar os irmãos ali em virtude de perseguições (1Tessalonicenses 3:1-10). Trabalhou juntamente com Paulo em Corinto, uma cidade difícil (2Coríntios 1:19), e ficou com Silas em Beréia, partindo depois para Atenas(Atos 17:14-15). Foi enviado em missão especial à Macedônia indo depois para Corinto(1coríntios 4:17). Quando Paulo escreveu sua primeira Carta a Timóteo, este estava em Éfeso, tentando organizar a igreja ali(1 Timóteo 1:3).

Quando Paulo se despediu da igreja de Éfeso, ele disse que depois viriam os “lobos” - uma referência aos falsos mestres (Atos 20: 29-30). Paulo nessa primeira carta a Timóteo diz como ele devia viver como “bom ministro do Senhor” no meio dos falsos mestres, e destaca as qualificações que ele deve procurar nos lideres da igreja local.

Na segunda carta, Paulo lembra a Timóteo que “toda Escritura é inspirada por Deus...”(2timóteo 3:16) e o exorta a pregar a Palavra fielmente sempre (2timóteo 4:12) .

IV- Seu Temperamento


(1Coríntios: 16:10-11 “E, se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco, pois trabalha na obra do Senhor, como eu também. Portanto ninguém o despreze, Enviai-o em paz, para que venha ter comigo. Eu o espero com os irmãos.”.)


Parece que Timóteo não tinha muita confiança em si e talvez se preocupasse com sua falta de experiência , porque é exortado a ser exemplo dos fiéis apesar da tenra idade. Ele foi admoestado a não se entregar aos prazeres da mocidade ou ao simples exercicio físico, mas ao exercicio da fé. Paulo deixou transparecer que ele tinha um espírito tímido, por isso diz: “Não te faças negligente para o dom que há em ti” (1 Timóteo 4:14; 6:20). Parece que ele sofreu de algum problema estomacal, pois Paulo orientou-o a tomar um pouco de vinho(1Timóteo 5:25). Paulo exorta-o: “Fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:1)


OBS.: Cuidado, não se esconda atras do seu temperamento, como desculpa para não fazer o que precisa ser feito, nem use o testo de 1Tm 5:23 para justificar o uso de bebidas alcoólicas. Ele foi autorizado para corrigir alguma deficiência física.



V- Sua Fidelidade


(Filipenses 2:19-22)


Não basta ser servo, tem que ser Fiel. O serviço prestado por Timóteo ao Evangelho foi marcado por abnegação pessoal, isto é, tinha em vista exclusivamente o trabalho do Senhor. Ele se preocupou com a propagação do Evangelho, e isto ele fez com fidelidade (Fp 2:22). Esta fidelidade derivada da compreensão e certeza que Deus é fiel.(2Timóteo 2:13), e consequentemente ele se reflete no serviço que prestamos a Deus. Nosso relacionamento conosco mesmo, com os outros, com o trabalho e com Deus deve ser fundamentado na fidelidade. No exercício de nossas obrigações , devemos ter em vista o que Deus de nós e não o que esperamos, pois sendo nosso Deus fiel, a nossa preocupação deve ser de fidelidade pra com a Sua palavra (Tito 3:8), para com a sua obra (2 Timóteo 3:1) e para com o próximo (1Timóteo 4:12)


CONCLUSÃO


As palavras de Paulo a respeito de Timóteo em Filipenses 2:20 dizem muito: “Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vosso interesses”. Que testemunho de fidelidade! Que comendação do Apóstolo Paulo.

Como muitos cristãos primitivos, Timóteo foi preso pela fé. Não sabemos onde ou quando, mas sabemos, de Hebreus 13:23, que ele foi solto. Deve ter visitado Paulo muito na cadeia e um dos últimos pedidos de Paulo está em 2Timóteo4:13 - “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos”.


Devemos muito a Timóteo hoje pelo exemplo de fidelidade a Deus em circunstâncias difíceis e de muita perseguição. Ele, como jovem, se dispôs a aprender com os ensinamentos e exemplo de vida do crente mais experiente – o Apóstolo Paulo. Acatou os desejos das igrejas e sempre trabalhava bem para onde foi mandado.

Timóteo é um exemplo de servo fiel a ser imitado pela juventude de hoje


Paz do Senhor!!! até a proxima

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SERIE: GENTE QUE FEZ!

Gente que fez!

Personagens do Novo Testamento


INTRODUÇÃO DA SERIE GENTE QUE FEZ:


Você já notou que uma grande parte da Bíblia consiste de biografia de homens e mulheres com experiencias bem diferentes um do outro. Deus nos deu essas biografias para que aprendamos lições espirituais dos fracassos e sucessos dessas pessoas de carne e osso como nós.

Quando o grande estadista inglês do seculo XVI, Oliver Cromwell, deu permissão ao artista Lally para pintar seu retrato, insistiu com os seguintes termos: “Pinte-me como eu sou. Se você deixar de fora qualquer ruga ou cicatriz, não pagarei nada a você!”.

Os biógrafos bíblicos incluíram as cicatrizes e as rugas de seus personagens. Eles os retrataram exatamente como eram. Falam de Tomé, um homem cheio de dúvidas, de João Marcos, um rapaz mole, que no inicio não aguentava a obra missionária, fala de Judas Iscariotes, que traiu o seu Mestre, e assim por diante.

Devemos louvar ao Senhor pelo realismo desses personagens do Novo Testamento, que recusa colocá-los num pedestal, mas mostra-os como homens e mulheres “semelhantes a nós, sujeitos aos mesmos sentimentos”.

Você vai descobrir muitas coisas sobre conhecidos( e desconhecidos!) personagens. Talvez se identifique com muitos deles. Isso é ótimo, pois assim você descobrirá no erros e nos acertos deles como crescer no nível de comprometimento e amor para com Deus.

John D. Barnett


Bom pessoal espero que aprendam, eque guardem essa serie de estudos. Paz do Senhor.


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011













ESTAMOS DE VOLTA!!!



A Paz do Senhor, meu irmãos por falta de "pessoas" para nos ajudar ficamos um tempo sem atualizar nosso blog, mas estamos de volta no blog firmes e fortes, A Juventude Canaã Messejana II vem reforçada este ano de 2011, com uma liderança séria e dinamica estamos prontos para entrar na guerra e lutar e vencer glorificando e exaltando o nosso Deus. O casal Junior e Neiva(imagem do lado) juntamente como a ajuda do nosso pastor Honorato Neto estão com a responsabilidade de nos liderar, com objetivos centrados na vontade de Deus.
Vigiando e orando queremos este ano de 2011 crescer junto com a nossa congregação. Enfim, meus amados que este blog sirva como informação, como entretenimento mas tambem como instrumento para a sua vida, que Deus e seu infinito amor estejam contigo.
Ah! visite nossos cultos nos sabados e participe das nossas reuniões de estudo e oração na quarta-feira as 19 horas. Esperamos você lá. Paz do Senhor!!!